sexta-feira, 21 de agosto de 2009

(DES)CAMINHOS DAS ÍNDIAS...

A Índia tem uma História e uma Cultura riquíssimas e milenares. Mas estas não se estendem a toda população ou não conseguem elevar todo o seu Povo a um patamar de decência e dignidade. Ao contrário, não há interesse por parte das castas dominantes da sociedade. Há informações de que a ONU se propôs financiar o processo de saneamento de Nova Delhi, com o objetivo de limpar o Rio Ganges de toda sua podridão... Mas os sacerdotes se opuseram dizendo que o Ganges é um deus e se purifica por si mesmo. E os filmes, as novelas... exaltam aspectos belos de uma Índia rica, mística, religiosa, atraente... Mas escondem a realidade predominante de pobreza, miséria, atraso, exclusão! É um propósito de meias verdades, de enganação onde se escondem os contrastes gritantes... Através das imagens (abaixo) é possível ter uma idéia de como é um dos 'deuses' indianos, o Rio Ganges, e sobre o que se faz ou se deposita nele.

Nilmar Pussinini disse: Ok, é real que as desigualdades e as dificuldades da população da Índia são evidentes, mas penso que as intenções da referida trama não são de mostrar este cenário, assim como não é a intenção quando são gravadas em nosso próprio país, só é mostrado ou explorado o que é conveniente para eles, lógico. E também se fosse mostrado tudo não seria uma novela, mas sim um documetário, ou outra coisa. O que para nós é tido como miséria e poluição como no caso do Ganges, para eles pode ser normal, pode ser, não que seja. O fato é que nossa cultura é muito diferente da deles e o nosso julgamento pode ser equivocado nesse aspecto, talvez... Talvez o Ganges se recupere sozinho mesmo, como por eles citado, seria mais nocivo mesmo a interferência extrangeira em sua cultura, nos seus hábitos e costumes. Assim talvez seja melhor deixar como está... (25.08.09).

2 comentários:

Nilmar Pucini disse...

Ok, é real que as desigualdades e as dificuldades da população da Índia são evidentes, mas penso que as intenções da referida trama não são de mostrar este cenário, assim como não é a intenção quando são gravadas em nosso próprio país, só é mostrado ou explorado o que é conveniente, para eles lógico. E tb se fosse mostrado tudo, não seria uma novela mais sim um documetário, ou outra coisa. O que para nós é tido como miséria e poluição como no caso do Ganges, para eles pode ser normal, pode ser, não que seja, o fato é que nossa cultura é muito diferente da deles, e o nosso julgamento pode ser equivocado nesse aspecto, talves...talves o Ganges se recupere sozinho mesmo, como por eles citado, seria mais nocivo mesmo a interferencia extrangeira em sua cultura, nos seus habitos, e costumes, assim talves seja melhor deixar como está...

SERGIO BUCCO disse...

Tu tens razão, Nil! Cheguei a pensar nisto enquanto escrevia. Mas meu foco é a mídia, seu modo de trabalhar, seus enredos de fantasia, apesar de que não deixei isto claro.Hehehehe...
Quanto à interferência externa é a pior coisa sim, haja visto que a possibilidade (certa) dos USA instalarem bases na Colômbia está gerando discussões no UMASUL justamente por causa da interferência, intromissão e controle indevido, que fere a soberania e a autodeterminação dos Povos. Parabéns por tua leitura.
Abç., amigo!